Inflação nos EUA acima do esperado. Saiba os impactos no Brasil!

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em janeiro em relação a dezembro, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (10). O núcleo da inflação (que exclui alimentos e energia) também teve alta de 0,6% no período.

O consenso de mercado apontava para alta de 0,4% para o índice cheio na base mensal e de 0,5% para o núcleo.

Na comparação anual, a inflação subiu 7,5%, ainda acima do esperado, que era de alta de 7,3%. Esse é o maior avanço anual desde fevereiro de 1982. O núcleo da inflação também subiu em seu nível mais rápido desde 1982, mas em relação a agosto.

A apreensão do mercado era de que um número acima do esperado pressionaria o Federal Reserve (banco central americano) a remover o estímulo monetário mais rápido do que o sinalizado anteriormente.

Os mercados já estão olhando para cerca de 5 aumentos nas taxas de juros este ano. A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, e o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disseram que todas as opções estão na mesa para o tamanho do primeiro aumento da taxa de juros em março, mas eles não veem um aumento de 50 pontos-base como o cenário base.

IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

A economista-chefe da CM Capital, Carla Argenta, diz que vê uma influência maior do afrouxamento monetário na China sobre o fluxo estrangeiro no Brasil. “A reversão (do fluxo) fica mais difícil, porque é um recurso que tem uma liquidez muito grande”.

Para a especialista, pode ser que haja uma migração de recursos para fora no curto prazo, mas não para elevar demais o patamar do dólar no Brasil.

Argenta destaca que o consenso sobre a política monetária norte-americana tem mudado mais rapidamente, considerando o nível de atividade e o mercado de trabalho, e que é possível ter uma taxa real de juros no Brasil “muito baixa”.

A economista diz ainda que, se houver uma surpresa inflacionária nos EUA, ela seria para cima, considerando o reajuste de preços automotivos e a alta do petróleo WTI.

Você tem o desejo de aprender ainda mais sobre a inflação e os impactos que ela causa nos seus investimentos? Clique aqui e confira nosso artigo: Custo de vida nas alturas: Saiba como a alta da inflação impacta sua vida!