FECHAMENTO MENSAL – FEVEREIRO

Sendo o mês mais curto do ano, fevereiro foi marcado pelo início de uma guerra entre Rússia e Ucrânia, que pode tomar proporções mundiais e pesar negativamente sobre a economia global. (CLIQUE AQUI E PROTEJA SUA CARTEIRA EM TEMPOS DE GUERRA).

O fechamento mensal veio com diversas mudanças no desempenho dos principais ativos do mercado financeiro. Ao contrário da performance verificada nos últimos meses, o ouro disparou e foi o ativo de maior valorização, subindo 1,49%. As tensões geopolíticas impulsionaram o metal, considerado um ativo de segurança.

As ações e bolsas estrangeiras, por sua vez, recuaram com mais força. Os principais índices dos mercados americanos (Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones) terminaram o mês em forte queda.

O dólar fechou o mês cotado a R$ 5,15, com uma queda acumulada de 2,81%, o quarto mês seguido no vermelho. Os investidores estrangeiros continuaram ingressando no mercado brasileiro, inclusive mediante as ameaças de invasão da Ucrânia pela Rússia, concretizada no final do mês.

Já o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, após emendar uma sequência de altas na primeira metade do mês, inverteu o sinal na última semana, mas conseguiu fechar fevereiro com alta de 0,89%, aos 113.141,94 mil pontos.

Ibovespa em Fevereiro.
Pressão externa pesou sobre índice.

DESEMPENHO DO IBOVESPA NO MÊS DE FEVEREIRO. GERAÇÃO INVESTIMENTOS

O principal fator que pesou sobre o índice foi o acirramento das tensões entre Rússia e Ucrânia (CLIQUE AQUI E PROTEJA SUA CARTEIRA EM TEMPOS DE GUERRA). Na última quinta-feira (24), as tropas de Vladimir Putin avançaram sobre o território ucraniano.

Impulsionado pelo fluxo de investidores estrangeiros, o Ibovespa conseguiu defender a volatilidade exacerbada no fim do mês. (CONFIRA OS SETORES MAIS SEGUROS PARA SE PROTEGER DA ALTA VOLATILIDADE).

Não aconteceu o mesmo com os fundos imobiliários, ainda penalizados pela expectativa de avanço dos juros no país, que fecharam o mês em queda de 1,29%, de acordo com o IFIX.

De acordo com especialistas, os fundos imobiliários podem se valorizar nos próximos meses. Pensando nisso, escrevemos um artigo onde você vai aprender a ter uma renda extra através dos fundos imobiliários. CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Você tem o desejo de aproveitar as oportunidades que o mundo dos investimentos proporciona? Acesse agora mesmo nossa WebSérie 100% gratuita.

Do zero ao investidor, você vai aprender em 3 aulas gratuitas o método capaz de gerar resultados que nunca imaginou que seriam possíveis no mundo dos investimentos.

Acesse agora mesmo clicando aqui!

Por Matheus Miloni