OS SETORES MAIS SEGUROS DA BOLSA DE VALORES

Por Matheus Miloni.

Você sabia que dados divulgados pela B3, em setembro de 2020, mostrou que a bolsa de valores brasileira atingiu a marca histórica de 3 milhões de investidores pessoa física?

E com um número cada vez maior de investidores chegando na Bolsa de Valores, você investidor iniciante deve estar com a seguinte pergunta: quais são os setores mais seguros da Bolsa para investidores iniciantes assim como eu? E a resposta para essa pergunta, você confere ao longo deste artigo. Não deixe de conferir!

Mas, inicialmente, é bom que você saiba que o tema abordado não se trata de uma indicação de investimento, mas sim, uma análise informativa sobre alguns setores da Bolsa.

Portanto, é importante que você estude bastante, defina suas estratégias e os seus objetivos antes de tomar qualquer decisão.

investimento seguro renda fixa

Como identificar uma ação segura?

Você deve ter o pensamento de que não existe muito segredo para ter sucesso na Bolsa de Valores. E, ao contrário do que muitos podem pensar, tudo que você investidor precisa é analisar com cuidado cada setor e cada empresa em que se pretende investir.

É importante que você sempre tenha preferência por empresas consolidadas no mercado e que reúnam dentre outras as seguintes características:

  • Baixo endividamento

O índice de endividamento geral te ajuda a ficar informado se uma empresa está utilizando mais recursos de terceiros ou proprietários, mostrando assim a sua capacidade de arcar com juros, mobilizar ativos, entre outros.

É importante ressaltar que uma empresa não deve ter um índice de endividamento nem elevado e nem muito abaixo do mercado. Isso porque quando um negócio tem um índice muito alto, esse fato indica que ela poderá comprometer uma parte bem significativa de seu fluxo de caixa com pagamento de dívidas e de seus juros. De outro lado, a empresa que tem pouca dívida, especialmente se comparada a outras empresas do mesmo segmento, pode não estar usando corretamente a alavancagem, o que poderia elevar o nível de lucratividade. 

  • Bom lucro líquido

O lucro líquido é um número muito importante que você deve avaliar antes de escolher ações para investir, sendo esse o rendimento real de uma empresa, determinado a diferença entre a receita total e o custo total. Ele também deve ser monitorado trimestralmente, fazendo com que você só precise fazer isso quatro vezes durante o ano, quando a empresa onde você investiu divulgar seus resultados trimestrais. Investir em empresas lucrativas reduz de forma significativa o risco de prejuízos nos seus investimentos em ações.

  • Bom índice de lucratividade e pagamento de dividendos

Ao investir em Ações em longo prazo, você pode lucrar de outro modo além da valorização do preço. Você deve considerar as empresas que possuem um bom e consolidado índice de lucratividade. Também é viável consolidar o retorno recebendo parte da divisão de lucros da companhia. O pagamento de dividendos é uma das possibilidades.  

Ao fazer uma análise fundamentalista, você pode conhecer números gerais para entender quais são as melhores pagadoras de dividendos. Para isso, pode ser utilizado o Dividend Yield.  

O indicador aponta qual o potencial de pagamento, em relação ao investimento que você faz para adquirir os papéis. Ele também permite fazer comparações entre negócios do mesmo setor, por exemplo. 

A fórmula é dada por: 

Dividend Yield = Proventos pagos por Ação nos últimos 12 meses / Preço por Ação 

Um resultado elevado indica que o negócio ofereceu um pagamento alto para cada Ação adquirida. No entanto, é preciso ter atenção.  

O resultado maior pode ser decorrente de uma queda no preço de negociação dos papéis ou, ainda, representar uma distribuição pontual, que não será mantida. 

  • Boa Governança

A governança corporativa pode ser definida como um conjunto de práticas que visam alinhar os objetivos da administração de uma companhia aos interesses dos seus acionistas. Ela está relacionada à transparência, à ética e ao respeito da empresa com os seus acionistas, por isso tem se tornado um assunto muito relevante e que você investidor deve ficar bem atento.

Ao analisar com calma todos esses fatores, possivelmente você já conseguirá ter uma visão mais clara do mercado e das suas melhores opções, diminuindo, portanto, os seus riscos ao investir encontrando setores seguros.

No entanto, além dos fatores mencionados acima, existe outro fator determinante para a redução da exposição ao risco, a recorrência das receitas.


É importante que você saiba que alguns setores da economia estão mais suscetíveis às oscilações de mercado e interferências políticas, como o setor de mineração e exploração de petróleo, por exemplo.

Esses setores mais seguros são conhecidos como cíclicos, ou seja, eles estão mais suscetíveis a altos e baixos, de acordo com o andamento da economia.

Em meio a uma crise econômica, por exemplo, é natural e esperado que a procura por combustíveis e o preço do petróleo caia, por outro lado, não é esperado que os setores ligados à produção de alimentos sejam afetados na mesma proporção.

E a resposta para esse fenômeno é simples: em meio a uma crise, você cortaria primeiro, os seus custos com combustível ou com a sua alimentação e da sua família?

Logo, para você investidor mais conservador e recém-chegado ao mercado de ações, o melhor mesmo é investir em empresas participantes de setores mais estáveis da economia. Você deve estar se perguntando: e quais são eles? E após analisar tudo o que já foi apresentado até aqui, pode definir ao menos 4 setores como os mais seguros da bolsa de valores e da economia, sendo eles: Alimentos, Elétrica, Saneamento básico e Bancos.

É necessário que você saiba ainda que, para cada um destes setores existe uma explicação lógica e que está diretamente ligada a segurança das aplicações e baixa volatilidade. O setor de alimentos é considerado um dos mais seguros da bolsa de valores e por uma razão simples, a própria necessidade humana. A fome não espera, logo, mesmo em meio a momentos de turbulência econômica você não pode renunciar à alimentação.

Assim como a setor de alimentos, os setores de elétrica e saneamento básico, ou seja, luz e água, são itens fundamentais para a sua sobrevivência e bem-estar.

Você gosta de ficar sem luz ou sem água? Com toda certeza não. Isso significa que as empresas ligadas a esses setores possuem recorrência e receitas previsíveis, o que garante a elas pouca interferência em razão de fatores de mercado e crises econômicas.

Você não vai ver com frequência, uma prestadora de energia com queda nas vendas e nas receitas, como pode ocorrer com uma varejista, por exemplo.

Desta maneira, se você pretende começar a investir no mercado de ações, é necessário analisar em primeiro lugar as empresas dos segmentos mencionados neste conteúdo e assim, reduza seus riscos escolhendo os setores mais seguros. É importante também que você tenha uma excelente corretora ao longo desse processo.

Por fim, caso este artigo tenha ajudado você investidor iniciante a escolher um setor para investir na bolsa de valores, pedimos que compartilhe com seus amigos e que continue acompanhando a Geração Investimentos.