A importância da gestão de risco!

Gestão de Risco

O gerenciamento de riscos é o planejamento com as suas operações no mercado financeiro e você identificando esses riscos, avaliando-os e sabendo como controlá-los poderá ter muito sucesso. Você não pode controlar o quanto pode lucrar com cada operação, mas pode controlar quanto pode perder. O mau gerenciamento de riscos é uma das principais razões pelas quais os traders falham.

Gerenciar sua exposição ao risco, saber o que fazer e o que não fazer ajuda a evitar quedas profundas ou perder o capital. Existe uma variedade de riscos potenciais a ter em conta. Um bom gerenciamento de riscos é fundamental para a preservação do capital e envolve pensar sobre quanto capital empregar, quanto arriscar em cada operação, quantas operações fazer diária, semanal e mensalmente e quais níveis de stop usar para cada tipo de setup.

Também estão incluídos no bom gerenciamento de riscos quais são os requisitos de retorno/risco a serem aplicados, como empregar gerenciamento de dinheiro, como usar um portfólio equilibrado e como lidar com correlações entre operações abertas.

Como é possível perceber, a gestão de riscos busca manter a organização preparada para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades que estejam no horizonte, fortalecendo a competitividade por meio de ações estratégicas bem executadas.

Ao mesmo tempo, ela também te prepara para possíveis situações negativas que podem vir a ocorrer, de forma a já ter desenhados os caminhos mais adequados para minimizar os impactos de ameaças e, nos casos em que for possível, evitar a ocorrência desses eventos.

Os traders que empregam a boa gestão de riscos também consideram quais os limites de perda diária, semanal e mensalmente, como calcular a expectativa geral da sua estratégia de trading e como evitar o risco de ruína.