Crescimento dos serviços digitais!

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia mundial, boa parte da população tem ficado dentro de suas casas e diversos setores da economia, empresas, entre outros, têm sentido os efeitos da quarentena e os impactos nos negócios. Por outro lado, uma das alternativas que a maioria dos empreendedores, marcas e companhias encontraram, foi apostar em serviços digitais como o streaming, para continuarem suas operações e manterem a produtividade, mesmo que à distância.

As ações das empresas de tecnologia que compõe a sigla FAAMG (Facebook, Apple, Amazon, Microsoft e Google) têm nadado de braçada em meio à derrocada do mercado.

No ano, até 15 de maio, enquanto o S&P 500 recua 11,4%, o Nasdaq, que reúne as chamadas “big techs” americanas, avança 0,5%, puxado pela valorização de 30,4% da Amazon e de 16,4%, da Microsoft. Com ganhos mais modestos, mas bem acima da média do mercado, as ações da Apple sobem 4,8% em 2020, enquanto as do Facebook avançam 2,7%, e as do Google, 2,5%.

Entre as empresas latinas com ações na bolsa americana, as argentinas Mercado Livre e Globant sobem 35,5% e 15,6% no ano, até 15 de maio, respectivamente, enquanto a brasileira Arco Educação tem valorização de 15,7%.

E mesmo na Bolsa brasileira, em que pese a restrição de nomes do nicho de tecnologia, há ações que têm conseguido tirar bom proveito do isolamento social. O principal exemplo é o da Locaweb, que desde seu IPO, em 5 de fevereiro, até 15 de maio, vê suas ações subirem 40%, enquanto o Ibovespa recua 33% no mesmo período.

Apesar de estarem com uma performance bastante superior ao mercado como um todo, gestoras não acreditam no fim do fôlego para os papéis do nicho tão cedo.

Diante do potencial que enxerga para os ativos ao longo dos próximos anos, a IP Capital Partners aproveitou o tombo generalizado dos preços em março para aumentar as posições que já tinha nas principais empresas americanas de tecnologia, como Facebook, Google, Amazon e Netflix.

Entre os ajustes mais pontuais, a gestora comprou papéis que já monitorava – da Mastercard e do Mercado Livre – e vendeu varejistas e Booking.com.

“Como investidores de longo prazo, estamos sempre à espera de momentos como o de março, que nos permite fazer posições que gostamos a um preço razoável”, diz Carolina Barbará, responsável pela área de RI da gestora. “Esse cenário nos permitiu montar nossa carteira dos sonhos.”

E as plataforma digitais, de filmes, músicas, vídeos ganharam muito destaque neste período e também lucraram muito, vejam só:

O CEO da Amazon viu sua riqueza crescer em cerca de US$24bi. Além disso, a empresa bateu a marca de 100 milhões de usuários pagantes dos seus serviços Prime. E foram enviados mais de 5 bilhões de itens por todo o mundo, pela empresa.

Outra gigante da tecnologia, Netflix, registrou recorde no primeiro trimestre de 2020, registrando cerca de 183 milhões de assinantes na plataforma, sendo que 16 milhões foram de novos assinantes. Totalizando um lucro líquido de US$709mi.

A plataforma ZOOM, prestadora de serviço de comunicação e concorrente do Skype, ganhou destaque neste período, pois o CEO da empresa, Eric Yuan, viu seu nome aparecer pela primeira vez na lista de bilionários. Sua fortuna aumentou mais de US$4bi em apenas três meses. Totalizando 300 milhões de usuários na plataforma.

_______________________________________________________________________________

Para saber mais sobre os nossos cursos, ligue para (11) 94836-1263.

Acompanhe nossas redes sociais: @geracao_investimentos e Geração Investimentos !