O que são indicadores fundamentalistas?

A análise fundamentalista considera dados econômicos, do mercado e da empresa para avaliar se ação é ou não um bom investimento. Para fazer a avaliação, o investidor deve observar os indicadores fundamentalistas.

Os números são obtidos de fatores macro e microeconômicos e são a base para a análise. Ou seja, o investidor coleta os indicadores, faz sua avaliação e decide em qual ação investir para obter os melhores resultados.

Os indicadores fundamentalistas são dados objetivos e “frios”. Assim, eles são a fonte para que o investidor processe as informações. A análise do investimento, no entanto, depende ainda de fatores subjetivos do investidor, como suas ambições e a propensão ao risco.

Para que servem os indicadores fundamentalistas

A principal função dos indicadores é fornecer as informações adequadas para que o investidor possa analisar a qualidade da ação.

Existem diferentes tipos de índices e com finalidades específicas. Portanto, é importante que o acionista consiga coletar os números corretos e, também, adequados para a sua análise fundamentalista.


Cada um dos indicadores registra números sobre uma área diferente da empresa ou do mercado. Assim, cabe ao investidor entender qual é o foco de investimento para compreender quais os dados são relevantes para a sua avaliação.

Por exemplo, o ROE diz sobre o retorno que a companhia foi capaz de pagar aos investidores. Já o DY demonstra a taxa de retorno sobre o preço pago pela ação.


A avaliação isolada desses dados pode não significar muito. Mas, ao associar os números, o acionista consegue ter um olhar mais apurado sobre a qualidade do retorno pelo investimento.