COMO AS AÇÕES ENTRAM E SAEM DO IBOVESPA?

Tenho certeza de que você deve ter ouvido por aí em algum momento da sua vida que “o Ibovespa caiu” ou “o Ibovespa subiu”, e até pode ter confundido o índice com a antiga BM&F Bovespa, que é a denominação da Bolsa de Valores de São Paulo e hoje leva o nome de B3, não é mesmo?

Mas afinal, o que é Ibovespa? 

Do mesmo jeito que o Dow Jones é o índice mais importante da Bolsa de valores de Nova York, o Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil.

Mais conhecido somente como IBOV, o índice funciona como um sinal do mercado acionário do Brasil e mede, através de um sistema de pontos baseado em reais, o desempenho médio de uma carteira teórica com as ações mais representativas e negociadas em Bolsa. 

O Ibovespa foi firmado em janeiro de 1968 e é um índice de retorno total, ou seja, além de considerar as variações nos preços dos ativos que fazem parte de sua carteira teórica, ele reflete o impacto do pagamento de todas as categorias de proventos das empresas emissoras dessas ações. 

Mas, qual é a importância do Índice? 

O Ibovespa, por refletir o comportamento das principais ações negociadas em Bolsa, acaba funcionando como um ótimo parâmetro para quem deseja operar nos pregões. 

Ao analisar seu gráfico e acompanhar sua cotação diariamente, é possível sentir como está a economia do país, a saúde das empresas e, principalmente, se vale a pena ou não negociar determinadas ações que o compõem ou os produtos que o usam como referência.

E você sabe como funciona a composição dessas ações? Confira!

Para determinar os papéis que entram e saem, o mercado segue um determinado manual de procedimentos, estabelecido em 2014 pela então BM&F Bovespa.

As carteiras teóricas têm vigência quadrimestral, divididas ao longo do ano pelos períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O Índice Bovespa é o resultado de uma lista de ativos elaborada de acordo com critérios pré-estabelecidos pela empresa que administra a bolsa de valores. O índice foi criado com o objetivo de sinalizar o desempenho das ações mais negociadas e de maior representatividade no mercado financeiro nacional.

Só passam a compor o Ibovespa ações de companhias listadas na B3 e que se enquadram em 4 critérios de seleção. Sendo eles:

Aparição em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores;

Participação em termos de volume financeiro maior ou igual a 0,1% no mercado a vista.

Valor da ação não pode ser classificado como “Penny Stock” (ativo cujo valor médio ponderado durante a vigência da carteira anterior seja inferior a R$1,00).

Além disso, o índice de negociabilidade deve estar entre ações que, no período de vigência das 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente de índice de negociabilidade, representem em conjunto 85% do somatório total desses indicadores. 

O índice de negociabilidade é calculado considerando fatores como número de negócios firmados para aquela ação, o volume financeiro que o papel possui no mercado e o número de pregões total do período analisado.

EXCLUSÃO DE UMA AÇÃO DO ÍNDICE

Da mesma maneira que ações de companhias entram no Ibovespa, elas podem acabar saindo.

Mas a exclusão em si só ocorre se a ação deixar de atender a pelo menos dois dos critérios de inclusão.

Índice de negociabilidade: estiverem entre os ativos que, em ordem decrescente de IN, estejam classificados acima dos 90% do total no período de vigência das 3 carteiras anteriores ou o valor da ação passe a ser classificados como “Penny Stock”.

CONCLUSÃO

O mundo dos investimentos apresenta diversas possibilidades de investimento e a familiarização com os principais termos utilizados pode ser importante para quem deseja ingressar nesse meio.

Nesse artigo você descobriu como as ações entram e saem do Ibovespa. Conhecer esses detalhes pode interferir diretamente no desempenho de seus investimentos na hora de tomar decisões.

Mas é fato que, o universo financeiro é extenso e demanda estudo constante.

O suporte especializado pode fazer toda a diferença na hora de aplicar suas finanças. Por essa razão, continue acompanhando nossos artigos no blog e nossas demais redes sociais.