7 sinais de que a Amazon quer dominar o varejo no Brasil

Confira algumas das estratégias adotadas pela Amazon nos últimos doze meses para se tornar líder na preferência dos compradores online brasileiros:

A Amazon (AMZO34) anunciou nesta semana o lançamento de três novos Centros de Distribuição (CDs), somando agora oito CDs no Brasil. A maior quantidade de galpões logísticos é fundamental para a empresa acelerar suas entregas no país, já que seu modelo de negócios no Brasil não envolve lojas físicas. O objetivo dessa e de outras iniciativas que listaremos abaixo é fazer frente à concorrência brasileira – e rápido.

O varejo online no Brasil ganhou tração na pandemia e as competidoras da Amazon vêm apresentando resultados positivos. No terceiro trimestre deste ano, o Magazine Luiza (MGLU3) teve aumento de 148% nas vendas digitais na comparação anual, que totalizaram R$ 8,2 bilhões. O canal respondeu por dois terços das vendas da empresa.

A Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e do Pontofrio divulgará resultados do terceiro trimestre nesta quinta-feira (12). O grupo teve crescimento de 280% no volume de vendas online no segundo trimestre deste ano, para R$ 5,1 bilhões, na comparação com o mesmo período de 2019.

Já a B2W (BTOW3), dona de sites como Submarino e Americanas.com, viu as vendas totais no segmento online subirem 56,2% no terceiro trimestre sobre um ano antes, totalizando R$ 7,26 bilhões. Por fim, o Mercado Livre (MELI34) reportou um volume de vendas de US$ 5,9 bilhões entre julho e setembro, valor 62,1% superior ao mesmo período do ano passado.

A Amazon é listada na bolsa tecnológica americana Nasdaq, mas o investidor brasileiro pode adquirir BDRs da empresa, que são os recibos das ações negociados na volsa brasileira (entenda mais).
Sem capital aberto no Brasil, os dados da operação no país são mais restritos – a varejista americana compartilhou apenas que a divisão de varejo da empresa (vendas diretas de produtos da Amazon) passou de 16 para 35 categorias de produtos de janeiro de 2019 até outubro de 2020 no Brasil.

Mas vem investindo em várias outras frentes para conseguir concorrer de igual para igual com as varejistas que já estão consolidadas no país.

O lançamento de CDs não é o único sinal de que a gigante de tecnologia está de olho no mercado brasileiro. Veja outras estratégias anunciadas recentemente que mostram como a companhia busca se tornar líder na preferência dos compradores brasileiros no varejo online:

1 – Novos centros de distribuição: Agora eles distribuem para cerca de 500 cidades.

2 – Prime Day no Brasil: Tradicional evento de descontos da gigante americana de comércio eletrônico. Pela primeira vez foi realizado no Brasil.

3 – Amazon Prime no Brasil: Que chegou em setembro do ano passado.

4 – Interesse na compra dos Correios: A venda tem potencial de atrair mais de dez empresas e poderia render cerca de R$ 15 bilhões aos cofres públicos.

5 – Programe e Poupe: Um programa que pode programar as entregas com antecedência e receber 10% de desconto no valor dos pedidos, além de frete grátis a partir da segunda compra.

6 – Alexa em português: Assistente virtual por voz da Amazon.

7 – Novos produtos: A Amazon chegou ao país há quase oito anos, vendendo livros digitais. Desde então, vem anunciando novas categorias. Um ponto de virada foi a adição de vendedores terceiros a partir de 2017, inaugurando seu formato de marketplace no país.